facebookNota fiscal do produtor rural: como funciona, como emitir e consulta

Nota fiscal do produtor rural: como funciona, como emitir e consulta

Nota fiscal do produtor rural

Assim como os empresários, os produtores rurais também precisam seguir protocolos tributários, sendo um deles a emissão da nota fiscal.

Como destacou o Canal Rural do Mato Grosso, desde março de 2022 a emissão de nota fiscal do produtor rural tornou- se obrigatória no estado, como já é em outras partes do país.

No entanto, muitos produtores ainda têm dúvidas quanto a este tema, sem saber como realizar essa emissão ou até fazer consultas de notas fiscais.

Pensando em ajudar você, produtor rural, a equipe Quero Faturar preparou um conteúdo completo sobre a nota fiscal do produtor rural, com todas as informações que você precisa saber!

Acompanhe até o final e boa leitura.

O que é a nota fiscal do produtor rural?

Assim como a nota fiscal eletrônica modelo 55, a nota fiscal para produtores rurais é emitida para atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço.

Aqui, a única diferença com relação às notas fiscais emitidas por empresas é que a NFP-e é feita com o CPF e, também, com a inscrição estadual do produtor rural.

Modernizando a contabilidade do produtor, a NFP-e substitui os antigos métodos de emissão de notas, como o talão de papel e a nota fiscal avulsa tradicional.

Quando o produtor rural precisa emitir uma nota fiscal?

Para as empresas, desde 2006 é obrigatória a emissão de notas fiscais confirmando uma venda ou prestação de serviços.

O mesmo vale para os produtores rurais que, agora, com a nota fiscal do produtor rural de forma eletrônica, continuam emitindo suas notas fiscais e estando em regularidade com o Fisco, mas de uma maneira muito mais simples e rápida.

Passo a passo para emitir nota fiscal do produtor rural

Passo a passo para emitir nota fiscal do produtor rural

Apesar de ser um processo simples, muitos produtores podem ficar confusos na hora de emitir a NFP-e na primeira vez.

Para ajudar, preparamos um passo a passo completo, com todas as etapas necessárias para a emissão da nota fiscal do produtor rural.

Confira abaixo:

Emissão do certificado digital

Com exceção dos microempreendedores individuais (MEIs), qualquer empresário precisa da certificação digital para emitir nota fiscal eletrônica.

Aqui, o produtor pode adquirir o certificado digital de pessoa física, o e-CPF mesmo.

Ele vai funcionar como um identificação eletrônica da identidade do produtor, atestando a veracidade das informações.

Basta buscar por uma certificadora e iniciar o processo do certificado digital.

Credenciamento do SEFAZ

O produtor rural deve, também, buscar a Secretaria de Fazenda do seu estado para fazer o cadastro junto ao SEFAZ.

Acesse o site do SEFAZ do seu município e informe-se acerca do protocolo a ser seguido para a realização do credenciamento.

Software para emissão da nota fiscal

Por fim, basta pesquisar e adquirir seu sistema de emissão de nota fiscal.

Softwares como o Quero Faturar, por exemplo, simplificam a contabilidade emitindo notas fiscais de acordo com as demandas tributárias e as necessidades do seu negócio.

Além disso, contar com um sistema de emissão de notas fiscais traz a segurança de documentos preenchidos de acordo com a Lei e sem erros de cálculo ou dados.

Quais as vantagens da emissão de nota eletrônica para os produtores rurais?

vantagens da emissão de nota eletrônica para os produtores rurais

A tecnologia é excelente aliada das empresas e finalmente chegou para contribuir com as demandas contábeis dos produtores rurais.

Confira abaixo alguns dos benefícios da emissão de nota fiscal eletrônica para o produtor:

Agilidade

Com um sistema emissor de nota fiscal eletrônica, o produtor resolve questões contábeis com muito mais agilidade.

Não é mais necessário perder tempo indo até a prefeitura para a emissão da nota, além do preenchimento ser mais simples e, principalmente, automatizado.

Segurança

Emitir a NFP-e por meio de um sistema traz muito mais segurança para a rotina do produtor rural.

A emissão é feita por meio de um dispositivo eletrônico, que pode ser um computador, celular ou tablet, que além de trazer mobilidade, facilita o compartilhamento seguro dos documentos.

Essa tecnologia ainda aumenta a relação de credibilidade e segurança entre o produtor e seus clientes.

Além disso, com informações atestadas e verídicas acerca da venda ou do serviço prestado, o produtor conta com muito mais segurança na circulação das suas mercadorias com a emissão da nota fiscal.

Diminuição de erros

Automatizar o processo de emissão de notas fiscais ainda reduz a chance de erros humanos nas etapas necessárias.

Com um software de emissão de nota fiscal do produtor rural, os dados exigidos são preenchidos automaticamente, evitando erros de dados e, principalmente, valores errados em cálculos.

Além dessas vantagens, o produtor rural que emite suas notas fiscais eletronicamente ainda reduz custos e gastos com papel, tem uma contabilidade muito mais organizada e pode acompanhar o desenvolvimento do seu negócio de maneira muito mais assertiva.

Como realizar uma consulta de nota fiscal eletrônica do produtor rural?

O próprio site da Fazenda disponibiliza uma pequena instrução de como realizar a consulta da sua NFP-e.

Para consultar uma nota fiscal, o produtor pode usar a chave de acesso ou o CPF do produtor rural, que também compõe a nota.

Para isso, acesse o sistema da nota fiscal eletrônica, no campo de consultar NFe.

Depois disso, insira os 44 dígitos da chave de acesso ou o CPF, reconheça o captcha e visualize a nota fiscal em questão.

É simples e fácil!

Buscando por um sistema de emissão de nota fiscal eletrônica? Faça como milhares de empresas pelo Brasil e descomplique a sua contabilidade com o sistema Quero Faturar!

Conclusão

Assim como a emissão de notas fiscais para empresa, emitir nota fiscal do produtor rural é um processo simples e necessário para manter as demandas contábeis do seu negócio sempre em dia e em regularidade com o Fisco.

Conte com um sistema de emissão de notas fiscais para ajudar nesse processo, automatizando o preenchimento de dados e reduzindo as chances de erros nos cálculos dos seus documentos.

Com soluções assim, você contribui para o crescimento do seu negócio e desenvolve uma relação de profissionalismo e confiança com os seus clientes.

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!

Para mais dicas de contabilidade, confira o blog da Quero Faturar.

whatsapp