Cada estado do Brasil conta com as suas especificidades para emissão da nota fiscal, mantendo a regularidade da empresa para com a legislação.
É importante estar atento para quais são essas exigências, evitando erros na emissão da nota e deixando a contabilidade empresarial longe de problemas.
Por isso, a equipe Quero Faturar, sistema especialista em emissão de notas fiscais, preparou esse conteúdo: um guia completo para você saber como funciona a emissão de nota fiscal em SP e ficar por dentro desse assunto!
Acompanhe abaixo, tire suas dúvidas, e nunca mais tenha problemas com a área contábil do seu negócio.
Boa leitura!
Para cada tipo de serviço prestado, existe uma nota fiscal correspondente, e as empresas devem ter conhecimento delas, principalmente a do seu nicho de atuação no mercado.
Essa categorização é importante para que os dados necessários de cada tipo de serviço estejam listados na nota, garantindo total conhecimento acerca dos detalhes de determinada transação.
Confira abaixo os principais tipos de nota fiscal em SP:
Como previsto pela Secretaria de Fazenda do estado de São Paulo, deve ser emitida uma nota fiscal eletrônica pelas empresas que comercializam produtos físicos.
Essa nota fiscal de produtos deve relacionar o IPI e o ICMS dos produtos comercializados, bem como outros dados de impostos relevantes para cada operação de compra e venda.
Já a NFS-e é a nota fiscal relacionada a prestação de serviços no estado de São Paulo, atestando a veracidade das informações nesse tipo de operação.
O prazo para emissão dessa nota é definido pela prefeitura do estado, e a principal função dessa nota é a contabilidade do ISS, que é o Imposto sobre Serviços.
Essa é a nota fiscal emitida para o varejo, a que é entregue ao consumidor final na finalização de uma transação financeira relacionada à compra e venda de mercadorias.
A NFC-e atualmente tem substituído o cupom fiscal em todo o país, padronizando a emissão de notas fiscais para essa categoria.
Esse é o modelo de nota fiscal mais simples, que compreende em suas especificidades a possibilidade de MEIs emitirem notas fiscais para atestar seus serviços.
A nota fiscal avulsa é responsável por atestar registros de venda que ocorrem sem alta frequência, com um limite de 10 produtos por nota.
Essas características permitem que pessoas físicas e que não contribuem com ICMS possam emitir nota fiscal avulsa.
Em São Paulo, para a emissão da nota fiscal avulsa, a pessoa precisa ter cadastro na prefeitura da cidade.
Exclusivo para a cidade de São Paulo, o programa Nota do Milhão é responsável pelo sistema de emissão de notas fiscais na região.
Ele foi criado para incentivar o cidadão a exigir pela sua nota fiscal de serviço eletrônica, usando o CPF para atestar a emissão em serviços como oficinas, cursos, academias, e vários outros.
A vantagem na nota do milhão para os paulistas é o sorteio mensal de 1 milhão de reais, onde os participantes são as pessoas que colocam seu CPF na emissão da NFS-e.
Já a nota fiscal paulista é a nível estadual, sendo uma ação do Governo do Estado de São Paulo para que os habitantes coloquem seus respectivos CPFs no momento da emissão da nota.
Isso, além de contribuir com o trabalho do Governo do estado no combate à sonegação de impostos, gera créditos aos consumidores, que podem fazer o resgate anualmente.
Além disso, a nota fiscal paulista também disponibiliza bilhetes premiados, nos valores entre R$ 1 mil e R$ 1 milhão, sorteados mensalmente.
É preciso fazer um cadastro no site da Nota do Milhão, disponibilizado pela prefeitura de São Paulo.
A forma de acesso na plataforma vai depender da escolha de quem faz o cadastro, podendo ser por meio de certificado digital, senha web e outras modalidades.
Depois de ler e concordar com o regulamento, o cadastro é finalizado sem problemas, e a pessoa só precisa informar o CPF sempre que solicitar uma NFS-e.
Lembrando que os cidadãos que já possuíam cadastro na antiga Nota Paulistana já contam com registro automático no programa Nota do Milhão.
Pronto para saber como fazer a emissão da nota fiscal eletrônica no estado de São Paulo?
A gente preparou um passo a passo completinho para ajudar você e a sua empresa nesse processo; confira:
Ainda, é possível contar com um emissor de notas fiscais, além do portal da prefeitura, para emitir nota fiscal em SP.
Um sistema emissor oferece uma série de vantagens que agilizam e trazem mais organização para a contabilidade do seu negócio, evitando problemas contábeis.
Com um emissor especializado, como o sistema Quero Faturar, a sua empresa garante assistência integral, automatização no preenchimento das notas, backups de segurança, e tudo isso integrado com a sua contabilidade!
Clique aqui para conhecer o sistema emissor de notas com melhor custo-benefício do Brasil!
Não só por manter a regularidade da empresa, a emissão da nota fiscal eletrônica oferece uma série de benefícios, como:
Alguma dúvida sobre emissão de nota fiscal em SP?
Assim como em outros estados do Brasil, em São Paulo existem critérios e programas diferentes para a emissão de notas, e o empresário do estado deve estar atento para manter a regularidade da sua empresa perante ao Fisco.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você!
Para mais dicas e informações, acesse o blog da Quero Faturar, clicando aqui.
Deixe um comentário