Gestão Contábil: o que é e qual a importância para sua empresa? - Quero Faturar - Emissão de NFe (nota fiscal eletrônica) Gestão Contábil: o que é e qual a importância para sua empresa? - Quero Faturar - Emissão de NFe (nota fiscal eletrônica)

Gestão Contábil: o que é e qual a importância para sua empresa?

Gestão contábil

A saúde financeira da empresa possivelmente deve ser a maior preocupação de um empresário ou gestor.

A importância da saúde financeira da empresa estar em dia é primordial, e quando isso não acontece, logo fica refletido na má organização das finanças. 

Uma gestão contábil eficiente permite que o seu negócio se mantenha financeiramente saudável, e rendendo o retorno que você almeja.

Não importa qual a área ou porte da sua empresa, uma gestão é sempre necessária para o seu melhor funcionamento. É isso que garante o seu sucesso.

Se você deseja ter a contabilidade como aliada e não inimiga, confira as informações sobre esse tema que é essencial para o crescimento da sua empresa.

Conheça os planos da Quero Faturar e emita suas notas fiscais de um modo ágil e eficiente!

O que é a gestão contábil de uma empresa?

Ela acumula diversas funções dentro da empresa com um único objetivo. Dentre essas funções estão: cálculo de impostos, controle financeiro e cumprimento legislativo.

A gestão pode também abranger cuidados com escritura e regime tributário, controlando de forma geral os valores de despesas, receitas e lucro. 


Todas essas funções têm a finalidade de detectar e organizar a saúde financeira de um negócio.

A gestão contábil está ligada à contabilidade e utiliza ferramentas responsáveis por reunir todos os dados financeiros de uma empresa e o seu patrimônio, com objetivo de criar relatórios com essas informações, que auxiliarão posteriormente na tomada de decisões.

Sabendo disso, portanto, é nítido que a gestão se torna essencial para uma boa administração, e, consequentemente, para o sucesso da empresa.

Qual a importância de uma boa gestão contábil para os negócios?

Ela é responsável por manter o controle das finanças organizado, e a empresa atuando de forma correta, de acordo com a legislação. 

Isso contribui com a parte de estratégia e planejamento de despesas, além de melhorar as perspectivas de negócios. 

Através de relatórios feitos a partir da gestão contábil a empresa se torna mais acessível para contratar linhas de crédito, já que terá um maior conhecimento e controle de quanto é preciso investir para obter os retornos desejados.

Também é importante a transparência de dados, seja para os funcionários, gestores e sócios de uma empresa. 

Esses dados estão presentes e estruturados nos relatórios, que apontam aos colaboradores em que página estão os negócios, além das pretensões e metas para curto ou longo prazo.

Importância da gestão contábil

Vantagens de manter uma gestão contábil eficiente

Sabendo de sua importância para a sua empresa, saiba quais são as vantagens de aproveitá-la de forma correta e eficiente, visando o sucesso da sua empresa. 

Estar em dia com questões fiscais

Se a contabilidade de uma empresa estiver em pleno e correto funcionamento, o gestor contábil desempenhará a sua função com facilidade, em dia com qualquer obrigação fiscal. 

Isso evita muitos desdobramentos ruins e futuros aborrecimentos provenientes de qualquer irregularidade.

Demonstrações de contabilidade

Os relatórios tornam a gestão contábil mais segura, ciente do momento atual pelo qual passa a empresa, podendo assim traçar metas realistas, estratégias e perspectivas em prol de um objetivo. 

A demonstração de contabilidade contribui para essa análise, para a tomada de decisões e atende também à obrigação do envio de todos esses dados para a Receita Federal.

O que NÃO fazer na gestão contábil do seu negócio?

Além de saber o que fazer na gestão, é também de extrema importância que você saiba o que não deve fazer. 

Confira alguns exemplos do que você deve evitar na sua empresa: 

  • não se atentar à legislação; 
  • misturar gastos pessoais com gastos da empresa;
  • não levar em consideração as possibilidades da contabilidade;
  • não emitir notas fiscais;
  • estar alheio a mudanças tecnológicas;
  • tentar realizar o trabalho do contador sem a experiência necessária;

Alguns erros são pequenos e contornáveis, chegando a ser insignificantes após a sua solução. 

Porém, erros graves podem ter um impacto desastroso na saúde financeira da empresa. Conheça os dois principais erros de gestão contábil que podem gerar um imenso prejuízo:

Assumir lucro desconsiderando os custos de algum projeto

Se você fechou um contrato no valor de R$80.000.00, mas levará alguns meses até finalizar o projeto e entregar ao cliente, provavelmente terá que investir um custo da sua empresa para realizá-lo. 

Supomos que você obterá um lucro de R$50.000.00 nesse projeto, e decida fazer esse lançamento em seu financeiro, mesmo antes de finalizar e entregar ao cliente. 

Esse é um erro que pode custar muito caro.

Se houver algum imprevisto de execução ou planejamento, que te faça necessitar de mais tempo e dinheiro, a estimativa de investimento inicial será alterada, e consequentemente, também o seu lucro.

Por mais tentador que seja lançar um novo projeto assim que se fecha o contrato, para desfrutar dessa nova renda, essa prática pode ser prejudicial para a sua empresa e para o seu financeiro, causando uma imagem distorcida e irreal da saúde financeira empresarial naquele momento. 

Não registrar todas as transações 

Se você não levar a sério a gestão de contabilidade do seu negócio, registrando cada pequena ou grande transação e pagamentos, o seu financeiro ficará desorganizado, o que prejudicará as finanças da empresa.

Mesmo em  uma empresa de pequeno porte, a gestão contábil precisa ser feita de forma séria, para que você tenha uma real noção do seu desempenho dentro do período avaliado.

Manter uma rotina de verificação mensal de lançamentos, feita à risca e corretamente, é o que irá manter a sua empresa financeiramente saudável e segura.

Leia também: Como emitir Nota Fiscal Eletrônica? Confira o passo a passo

Dicas de como fazer uma boa gestão contábil

Confira algumas dicas para gerenciar a contabilidade da sua empresa de forma correta.

1. Conhecimento na área

Se você deseja fazer a gestão contábil da sua empresa, precisa investir em conhecimento e experiência nessa área. 

Fazendo isso, você terá a competência de exercer essa função, reduzindo os erros na sua rotina de trabalho.

Qualquer serviço, para ser bem feito, exige conhecimento prévio. Se você não se sente seguro para isso, contrate um profissional qualificado ou invista em adquirir a sabedoria necessária.

2. Integração aos outros setores da empresa

A integração entre todos os setores de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente em grandes empresas, com um elevado quadro de funcionários. 

Ainda assim, essa integração é sempre benéfica para a transparência e o bom andamento de qualquer negócio. 

A comunicação é uma das chaves para o bom funcionamento da rotina do trabalho, inclusive a saúde financeira.

Como fazer a gestão da contabilidade

3. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia está em constante evolução, e a maioria dos escritórios contábeis acompanham esse progresso, se tornando devidamente tecnológicos.

Essa inovação pode deixar o serviço mais ágil, facilitando a comunicação entre os setores, além de utilizar o benefício de softwares de gestão que contém módulos destinados especialmente à contabilidade.

Através desses softwares direcionados à gestão contábil, você poderá organizar as documentações, enviá-las ao contador e criar uma rotina constante e eficaz no fluxo de informações.

Conheça os planos da Quero Faturar e emita suas notas fiscais de um modo ágil e eficiente!

Conclusão

A gestão contábil é um pilar importante para todo o suporte da sua empresa, garantindo que as suas finanças estejam sempre em dia, evitando riscos e prejuízos a curto e longo prazo. 

É preciso investir em uma gestão de qualidade e nunca negligenciar a contabilidade de uma companhia, afinal, é preciso que haja esse equilíbrio para que se obtenha sucesso e lucro.

Aproveite para ler outros conteúdos como esse no Blog da Quero Faturar!