facebookNota de remessa: o que é e para que serve?

Nota de remessa: o que é e para que serve?

Nota de remessa: o que é e para que serve?

O que é uma Nota de Remessa?

Uma Nota de Remessa é um documento fiscal especial que se emite para mercadorias que tem seu transporte feito de um local para outro, mas ainda não tiveram sua venda finalizada. Quando se documenta a entrega, há a necessidade de documentação da entrega. ou da transferência da mercadoria. Mesmo sendo para o destinatário ou a partir dele, o que pode acontecer tanto em operações interestaduais quanto internas.

É importante entender que o uso de uma Nota de Remessa não cobre uma operação de venda, mas somente documenta a transferência dessas mercadorias. Por isso, se usa em operações de consignação, como, por exemplo, quando um comerciante adquire produtos de um fornecedor para posterior venda.

Normalmente, emite-se a Remessa pelo comerciante como forma de comprovar que a mercadoria em questão foi entregue ao destinatário. Dessa forma, quando há a venda do produto, o comerciante não paga impostos sobre a operação, já que esta nota comprova que houve a remessa do produto.

Além disso, usa-se a Nota de Remessa que documenta a transferência de mercadorias entre estabelecimentos da mesma empresa. Isso ajuda na contabilização do estoque e na determinação do valor dos produtos.

Em alguns casos, a Nota de Remessa acompanha um documento chamado DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). A emissão do DANFE acontece e com ela há a documentação da entrega da mercadoria e contém informações sobre a operação, como o CNPJ da empresa, o número da nota e a descrição dos produtos. Falou em nota fiscal, lembre-se que a “Quero Faturar” está sempre ao seu lado para te ajudar com a burocracia das notas fiscais eletrônicas.

Fiscalização e diferentes tipos de Notas de Remessa

Nota de remessa

A emissão de uma Nota de Remessa exige que o emissor preencha os campos de forma correta e precisa para evitar a cobrança de impostos indevidos. Além disso, deve haver a fiscalização do documento. A fiscalização da Remessa é importante para garantir que as informações contidas no documento estão corretas e que a operação atende às exigências legais e fiscais.

Existem diferentes tipos de Notas de Remessa, que variam conforme a natureza da operação. Há a emissão da Nota de Remessa para Uso e Consumo, por exemplo, quando se enviam para uso e consumo de uma pessoa jurídica. Já a nota de remessa tem sua emissão feita quando há o envio de produtos para Industrialização.

Também há a emissão da Nota de Remessa para Exportação, quando enviam-se produtos para serem vendidos em outro país. Essa nota deve conter informações sobre o destino, o tipo e a quantidade de mercadorias enviadas. Por fim, a Nota de Remessa para Exportação é emitida quando produtos vendidos em uma operação de comércio exterior são enviados para outro país.

emissao-nota-fiscal-teste-gratuito-quero-fatura

Além das Notas de Remessa convencionais, também existe a Nota de Remessa Eletrônica. Ela é emitida por meio de um serviço de comunicação digital. Essa nota é mais acessível para ser preenchida e oferece maior segurança jurídica para o emissor Fica muito difícil adulterar as informações.

Em suma, existem diferentes tipos de Notas de Remessa, que variam conforme a natureza da operação. A escolha do tipo certo e a fiscalização correta do documento são fundamentais para evitar cobranças indevidas e multas. É importante que o emissor conheça bem o assunto para não ter problemas com as autoridades fiscais.

whatsapp