facebook Certificado Digital para Emissão de Nota Fiscal: como emiti-lo? - Quero Faturar - Emissão de NFe (nota fiscal eletrônica)

Certificado Digital para Emissão de Nota Fiscal: como emiti-lo?

Assinar documentos, emitir notas fiscais, autenticar sistemas e declarar imposto de renda: tudo isso é possível em apenas alguns cliques tendo o seu certificado digital em mãos. 

O certificado digital para emissão de nota fiscal abre muitas portas para os empreendedores e empresários no universo online. 

Apesar de ser tão útil e interessante, muitos ainda não entendem exatamente como usar e como obter o seu certificado digital. 

Pensando nisso, com o objetivo de te ajudar, a equipe Quero Faturar desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre o certificado digital. Basta continuar a leitura. Acompanhe!

O que é o Certificado Digital para emissão de Nota Fiscal?

O Certificado Digital para emissão de Nota Fiscal é um documento de validade jurídica no meio online, autenticando a identidade do usuário de modo criptografado.

Para facilitar a compreensão, basta imaginar que o certificado digital é como uma carteira de identidade da empresa no universo digital — com ela, é possível “provar” que 

Por que esse certificado precisa ser emitido?

O certificado digital precisa ser emitido para que o empreendedor possa realizar todas as suas atividades de forma online, sem se preocupar com toda a burocracia dos arquivos e documentos em papel. 

Além disso, se você deseja ter sua identidade jurídica comprovada e assinar “papéis” à distância, contando com todos os benefícios da execução digital, precisa emitir seu certificado. 

De modo simples, o certificado digital para emissão de nota fiscal é capaz de acelerar processos e tornar mais simples e eficiente a rotina dos empresários e de pequenos empreendedores. 

Sem ele, você fica de “mãos atadas” e não consegue executar quase nenhuma tarefa importante através de meios digitais, como:

Todo empresário precisa fazer o certificado digital para emissão de nota fiscal?

Sim! Se você deseja emitir notas fiscais, não há outra saída senão obter o seu certificado digital. 

Até mesmo os microempreendedores individuais (MEI) precisam desse documento para emitir suas notas fiscais eletrônicas

Todas as empresas, estejam elas incluídas no Simples Nacional ou não, precisam do certificado digital para realizar a etapa de autenticação. 

Tipos de Certificado Digital 

Tipos de Certificado Digital 

Existem alguns tipos específicos de certificados digitais com diferentes finalidades e aplicações, como o tipo A e o tipo S. Você entenderá a diferença entre cada um deles a seguir. 

Tipo A

O certificado digital para emissão de nota fiscal tipo A é o mais utilizado pelas empresas e tem o objetivo de autenticar e assinar digitalmente, de modo simples e efetivo. 

Os empreendedores liberais e MEI são os que mais utilizam essa modalidade de certificado, já que ele é totalmente objetivo. 

Essa classe A é dividida nas subclasses principais A1 e A3, que diferem principalmente no modo de armazenamento das informações. 

Isso significa que o primeiro, A1, é armazenado diretamente no seu dispositivo, como um computador ou celular. 

Além disso, ele conta com validade de 1 ano e é um arquivo protegido com senha, entregue após a compra em uma Certificadora. 

O modelo A3 é um dispositivo externo, em formato de token ou cartão inteligente. A vantagem é que ele pode ser transportado, sendo protegido através da autenticação em dois fatores, com validade de até 5 anos. 

Quando o prazo de validade acaba, é necessário renovar o seu certificado digital para que ele continue tendo validade e continue sendo usado amplamente.

Tipo S

O certificado digital do tipo S é conhecido por seu sigilo, permitindo a criptografia de documentos e arquivos, para evitar o compartilhamento indevido de informações. 

Quando criptografado por ele, o documento só poderá ser aberto por usuários autorizados, com seus certificados também devidamente autorizados. 

Isso impede que qualquer pessoa possa ler e avaliar documentos importantes da empresa, especialmente aqueles mais confidenciais. 

Do mesmo modo do tipo A, o S também se divide em subclasses principais com S1 e S3. Ambos têm as mesmas características técnicas dos tipos A1 e A3. 

Quais os benefícios da emissão do certificado digital?

Benefícios de emitir um certificado digital

Ter um certificado digital para emissão de nota fiscal em mãos é totalmente benéfico para os empreendedores e as empresas. 

Afinal, com ele é possível executar funções primordiais para o negócio, de forma online. 

A praticidade e simplicidade são apenas algumas das vantagens do certificado digital, que é a “carteira de identidade” digital das empresas.

Com ele, as corporações podem reduzir custos e despesas com impressão de documentos, deslocamento para obter assinaturas e maior segurança e confiabilidade dos seus arquivos. 

Dessa forma, aquele velho ritual de gastar tinta e papel para imprimir um documento, depois gastar dinheiro com taxas de envio dos correios, nunca mais será necessário com a possibilidade de assinar digitalmente. 

Além disso, aqueles documentos confidenciais, que precisavam ser entregues e assinados pessoalmente, fazendo com que os empresários tivessem que se locomover até o destino, onde a outra parte se localizava, não será mais necessário. 

Isso garante muito mais segurança das informações da empresa, especialmente se o certificado digital para emissão de nota fiscal escolhido for o tipo S, que garante o sigilo e criptografia das informações. 

Ainda, é possível afirmar que a utilização do certificado digital para emissão de nota fiscal traz muito mais agilidade e funcionalidade às tarefas e etapas da empresa.

Não será mais necessário dar um prazo de 5 dias apenas para a assinatura de um documento! 

Em suma, é possível afirmar que os certificados digitais “vieram para ficar” e conquistaram seu espaço no mercado e no universo empresarial. 

Por isso, você também precisa garantir o seu!

Como emitir o Certificado Digital?

Ter o seu certificado digital para a emissão de notas fiscais é muito simples: basta procurar uma certificadora da sua confiança e comprar um dos tipos disponíveis. 

As empresas que vendem e emitem o certificado precisam estar autorizadas pelo Governo e ter um bom nome no mercado. 

Com isso em mente, basta escolher a empresa e escolher qual certificação você deseja comprar. Em pouco tempo, você a terá em mãos.

Leia mais conteúdos como esse e tire suas dúvidas no blog da Quero Faturar!

Conclusão

Percebeu como o certificado digital para emissão de nota fiscal é importante para a realização de atividades burocráticas e corporativas nas empresas? 

Esperamos que este artigo tenha solucionado todas as suas dúvidas acerca da importância dos certificados digitais e como obtê-los. 

Se você se interessa por conteúdos do universo de contabilidade e processos rotineiros empresariais, como a emissão de notas fiscais eletrônicas, acompanhe o Blog Quero Faturar, que tem os melhores conteúdos sobre o tema!

whatsapp