Venda Sem Nota Fiscal: descubra quais os riscos para o negócio Venda Sem Nota Fiscal: descubra quais os riscos para o negócio

Venda Sem Nota Fiscal: descubra quais os riscos para o negócio

Venda Sem Nota Fiscal

Será que a venda sem Nota Fiscal é mesmo um problema? Antes de responder a esta pergunta, basta pensar na quantidade de bens de consumo que são comercializados. 

Juntos, o setor de comércio e o de serviços representam mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, segundo dados da Agência Brasil. 

Imagine como seria se todas essas vendas fossem feitas sem este documento: como seria possível avaliar o valor total, levantar dados, traçar metas e analisar a economia de modo mais profundo? 

Ainda, como seria para cada setor, em si, provar seu desempenho, participação e relevância para o mercado nacional? 

A emissão de NFs só contribui para que tudo se mantenha devidamente registrado, legalizado e mensurável. 

Mas, será que é possível vender sem ela? Quais são os riscos, caso isso aconteça? E como emitir de modo simples e rápido, sem burocracias?

Todas essas questões serão respondidas neste artigo! A equipe Quero Faturar desenvolveu este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre a venda sem nota fiscal. Acompanhe!

É possível vender sem nota fiscal?

Sim, é possível vender sem este documento. Mas se você é uma Pessoa Jurídica, saiba que você pode ser penalizado por isso perante a Lei. 

Apenas os Microempreendedores Individuais (MEI) são dispensados da emissão quando o cliente é uma Pessoa Física (PF). Caso contrário, emitir a NF é uma obrigação. 

O artigo V da Lei 8137/1990 deixa claro que:

  • “negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.”

Assim, é nítida a importância de emitir NFs e não negligenciar essa etapa na rotina administrativa e contábil da sua empresa, por menor que ela seja ou se você é autônomo

Por que não recomenda-se vender sem nota fiscal?

Problemas de vender sem nota fiscal

Vender sem este documento não é apropriado, já que é contra a Lei. Esse é o motivo principal para evitar a negligência. Existem penalidades às empresas que não acatam essa ordem. 

Ainda, é impossível fazer a empresa crescer sem ter tudo regularizado e devidamente registrado para fins de consulta e balanço. 

Imagine que, ao vender, você apenas registra o valor no caixa ou em uma planilha, mas não emite a NF. Como será possível, ao final do mês, analisar quais foram os produtos mais vendidos, a quantia final paga em impostos e o lucro líquido?

Ao fazer isso, você perderia muito tempo e dinheiro. Afinal, a tomada de decisão seria prejudicada pela falta de dados. 

Principais riscos realizar a venda sem nota fiscal

Caso ainda não tenha se convencido, selecionamos os 4 principais riscos ao realizar uma venda sem nota fiscal. Confira abaixo:

1. Mercadoria apreendida

Sem a prova de que você comprou legalmente a mercadoria de um fornecedor e está vendendo a partir de uma regularização, ela pode ser apreendida. 

Isso prejudicaria tanto a você, que não emitiu, quanto ao seu cliente, que pagou e não obteve o comprovante legal de compra. 

2. Perda do controle do estoque

Sem a NF também é impossível saber quantos itens saíram do estoque e quais os produtos mais vendidos. 

Assim, você poderia ser surpreendido por mercadorias encalhadas ou comprar um volume muito baixo dos “top” produtos.

3. Baixa credibilidade do negócio

Você confiaria em uma empresa que não oferece NF pelos seus produtos? A maioria dos consumidores não confia. Afinal, sua credibilidade cai muito quando você não segue os parâmetros legais. 

Além disso, o cliente não se sente seguro comprando de você. E se ele precisar trocar o produto? Ou declarar o valor da compra no seu Imposto de Renda? Seria impossível. 

4. Problemas com trocas

As trocas também são impedidas sem a NF de compra. Nesses casos, existe duas possibilidades: 

  • ou você perde dinheiro, sem ter certeza se aquele cliente realmente comprou com você, e permite que ele pegue outra mercadoria no lugar (ou seja reembolsado);
  • ou o cliente sai perdendo, sendo obrigado a ficar com um produto danificado e sem uso — aqui, você não perde apenas o cliente, mas todos do círculo social dele. 

O que pode acontecer com uma empresa que realiza venda sem nota fiscal?

Se uma empresa realizar uma venda sem nota fiscal, penalidades são aplicadas, caso a fiscalização identifique a ação fraudulenta. 

O ocorrido é classificado como tentativa de sonegação fiscal e está sujeito a:

  • multas de até 10 vezes do valor fraudado;
  • apreensão da carga ou mercadoria, especialmente se houver transporte de itens;
  • prisão de até 5 anos para o responsável pelo crime. 

Como um software de emissão de nota fiscal pode ajudar sua empresa?

Software para vender com nota fiscal

Se você encara a emissão de NFs como um processo muito burocrático e demorado, precisa conhecer o software emissor Quero Faturar. 

Com ele, sua rotina administrativa será otimizada, com a possibilidade de emitir em poucos minutos, com apenas alguns cliques. 

Por ser simples e intuitivo de usar, o software conta com diversas ferramentas interessantes além da emissão da NF, em si. 

Ele possibilita a inutilização, cancelamento e correção, além de oferecer um painel inicial com as principais informações sobre as emissões até o momento, incluindo o valor monetário total. 

Ainda outro benefício é o suporte completo que a Quero Faturar oferece por chat e telefone, solucionando suas dúvidas e pontuações o mais rápido possível. 

Conosco, você nunca estará sozinho nem se sentirá perdido ao emitir suas NFs! Aproveite para experimentar o sistema por 15 dias grátis!

Saiba como a Quero Faturar pode te ajudar na Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Conclusão

Neste artigo, você entendeu como é importante evitar a venda sem nota fiscal e ficou por dentro de todos os riscos e prejuízos que a prática pode acarretar ao seu negócio. 

Em resumo, você só sai perdendo por realizar uma venda sem nota fiscal. O melhor a fazer, se você encara esse processo como algo muito cansativo, massante ou burocrático, é contar com o auxílio de um Sistema Emissor, como o Quero Faturar.

Se você gosta de conteúdos sobre gestão contábil, diretos e práticos, precisa conhecer os outros artigos publicados no Blog Quero Faturar! 

Nele, compartilhamos temas interessantes, como: