facebook Emissor gratuito de nota fiscal: quais os prós e contras de utilizar?

Emissor gratuito de nota fiscal: quais os prós e contras de utilizar?

Emissor gratuito de nota fiscal

Querendo saber se compensa usar um emissor gratuito de nota fiscal?

De acordo com o regime tributário da empresa, o empresário deve emitir nota fiscal de acordo com a sua prestação de serviço.

Para MEIs, por exemplo, é possível emitir a nota fiscal pelo Simples Nacional; de acordo com a Info Money, essa facilidade beneficia mais de 13 milhões de microempreendedores individuais no Brasil.

Ainda que gratuito, um emissor de notas fiscais sem taxas de uso também conta com algumas desvantagens.

Para tirar suas dúvidas sobre esse assunto e garantir que a sua empresa faça a melhor escolha, a Quero Faturar preparou esse conteúdo completo.

Confira abaixo quais os prós e contras de utilizar um emissor gratuito de nota fiscal.

Boa leitura!

Afinal, emissor gratuito de nota fiscal vale a pena?

Para ajudar diversos empreendedores a cuidar da sua contabilidade e estar em conformidade com a Receita, existe a opção de emitir notas por meio de um sistema gratuito.

Apesar de serem sistemas com menos funcionalidade do que um emissor pago, com interfaces menos intuitivas e com opções mais limitadas, os emissores grátis de notas fiscais ainda são muito usados pelas empresas.

A questão é: vale a pena usar emissor de nota fiscal gratuito?

Confira a seguir nossa lista de prós e contras desse tipo de sistema:

Vantagens de um emissor gratuito de nota fiscal

Vantagens de um emissor gratuito de nota fiscal

Para o empresário que está considerando usar um emissor gratuito de nota fiscal, existem algumas vantagens que podem ser úteis para o negócio.

1. Diminuição de erros na emissão de nota fiscal

Independentemente de escolher um emissor que seja gratuito ou pago, ter um sistema que emite notas fiscais é essencial para a contabilidade da sua empresa.

Com o auxílio desse sistema, as informações e o preenchimento delas ficam mais fáceis de serem inseridas, de acordo com os dados do seu negócio.

Isso evita erros nessas informações e, consequentemente, diminui as chances de algum problema tributário.

2. Otimização de tempo

Para garantir mais tempo para se dedicar às outras atividades da sua empresa, é interessante diminuir o tempo gasto para atividades que podem ser automatizadas.

A emissão de notas fiscais é uma delas.

Usando um emissor gratuito de nota fiscal, é possível contar com o auxílio da tecnologia para a realização dessa atividade, otimizando o tempo e, mais uma vez, evitando erros ou retrabalho.

3. Cálculo automático de impostos

Assim como os emissores pagos, sistemas gratuitos de emissão de notas fiscais realizam o cálculo automático dos impostos.

Isso ajuda, e muito, na vida dos empresários!

Sabemos que as empresas não pagam apenas uma taxa de imposto e, principalmente para o empreendedor que está começando, esses valores podem ser confusos algumas vezes.

Por isso, contar com um emissor de notas facilita na hora de saber quais são esses impostos e seus respectivos valores.

4. Preenchimento automático de dados

Para evitar que você tenha que preencher sempre os mesmos dados que compõem a nota fiscal, o emissor de notas fiscais oferece a função de preenchimento automático.

Uma vez que esse dado estiver correto, ele sempre estará disponível de maneira correta para o preenchimento das próximas notas que você emitir.

Desvantagens de um emissor gratuito de nota fiscal

Desvantagens de um emissor gratuito de nota fiscal

Mesmo com alguns benefícios que podem ser úteis para o empresário, também é importante olhar o outro lado da moeda.

Confira abaixo algumas das desvantagens de optar por um emissor gratuito de nota fiscal:

1. Falta de segurança

Com um emissor gratuito, a empresa pode sofrer com alguns problemas de vulnerabilidade de informações.

Isso porque os emissores gratuitos de notas fiscais não contam com proteção de dados, o que deixa as informações do seu negócio e dos seus clientes, na emissão das notas, expostas a qualquer tipo de ameaça cibernética que possa estar no seu dispositivo.

Por isso, no quesito segurança, o emissor gratuito de nota fiscal perde a sua credibilidade.

2. Funções restritas

Na hora de listar as funcionalidades, o emissor gratuito também fica para trás, quando comparado a um sistema pago. 

Isso porque o emissor gratuito cumpre bem o seu papel de, somente, emitir as notas fiscais, podendo ser incompleto para muitas empresas.

Um emissor gratuito de nota fiscal não compreende, por exemplo, funções como:

  • backup automático de informações;
  • melhor organização de informações;
  • integração com as demais áreas da empresa;
  • personalização dos campos de preenchimento;
  • entre outras.

3. Falta de suporte

Quem não tem muito conhecimento de contabilidade pode sentir algumas dificuldades na hora de usar um emissor de notas fiscais.

Nesse ponto, o emissor gratuito também fica em desvantagem, uma vez que o programa não oferece nenhum tipo de suporte ao empresário.

Além disso, em caso de instabilidades e sistema fora do ar, o empresário não pode contar com nenhum tipo de atendimento de desenvolvedores para solucionar o problema ou tirar dúvidas.

Em emissores pagos, como o sistema Quero Faturar, a sua empresa conta com suporte técnico pelo chat ou telefone, sempre pronto para ajudar em qualquer situação.

4. Necessidades não atendidas

Muitas empresas precisam contar com um sistema completo e que possa atender às diversas demandas contábeis existentes no negócio.

Nesse quesito, o emissor gratuito de nota fiscal também fica devendo, o que não contribui com a organização financeira da empresa.

Isso pode ocasionar a perda de arquivos ou até multas no caso de erros no preenchimento das notas fiscais.

5. Armazenamento

Emissores gratuitos de notas fiscais não contam com armazenamento em nuvem ou backup.

Isso é uma grande desvantagem para empresas que não querem perder informações importantes ou até mesmo, na hora de trocar de dispositivo de emissão, ter que realizar o preenchimento de dados do zero.

A perda de notas e outros documentos pode ser um problema para a sua empresa e, no caso de optar por um sistema gratuito de emissão de notas, o empresário abre mão desse respaldo.

6. Programas desatualizados

Os sistemas gratuitos, ainda, não oferecem interfaces intuitivas e, muitas vezes, suas funções ficam ultrapassadas com relação aos sistemas pagos de notas fiscais.

Isso torna os emissores gratuitos mais confusos e, muitas vezes, insuficientes para determinadas demandas do seu negócio.

Na hora de escolher o seu sistema emissor de notas fiscais, considere o melhor custo benefício na hora de fazer o seu investimento.

O sistema Quero Faturar tem o melhor valor do Brasil para emissão de notas fiscais, sem fidelização ou cartão de crédito; confira!

Conclusão

Considerando todos os prós e contras, muitas vezes a escolha de um emissor gratuito de nota fiscal pode ser um “barato que sai caro”.

Por isso, analise as necessidades contábeis da sua empresa e reflita se realmente vale a pena optar por um emissor que não seja pago.

E, se a sua escolha for um emissor que oferece suporte técnico, funcionalidades completas e mais segurança para a sua empresa, fale com quem já sabe: o sistema Quero Faturar é a melhor opção para o seu negócio!

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!

Para outras dicas de contabilidade, confira o blog da Quero Faturar.

whatsapp