Um dos primeiros passos na abertura de um negócio, o nome fantasia é o que traz a identidade e a credibilidade necessárias para a empresa, fatores essenciais para contribuir com o sucesso do empreendimento.
No entanto, o que é exatamente o nome fantasia da empresa? Nome fantasia é razão social, também? Quais são as regras para nome fantasia? Essas e outras perguntas costumam confundir a cabeça de empreendedores nesse momento inicial.
Pensando em facilitar esse processo e tirar suas dúvidas, a equipe Quero Faturar preparou um conteúdo especial sobre nome fantasia da empresa e as principais considerações sobre esse assunto. Acompanhe logo abaixo e boa leitura!
O nome fantasia é a forma como o seu público vai encontrar e se direcionar para a sua empresa. Em outras palavras, é a denominação popular; a forma como a sua empresa será chamada e conhecida.
Por isso, é essencial que o nome fantasia da empresa seja fácil de pronunciar e escrever, para ser mais fácil de memorizar e que seja condizente com o nicho do negócio em questão.
Antes de entender a diferença entre esses dois termos, é importante saber do que se trata a razão social.
A razão social é o nome de registro da empresa no cartório e junto aos órgãos do governo. No que compete a questões burocráticas, como documentos legais, notas fiscais, escrituras, contratos e afins, é a razão social que prevalece.
Assim, a diferença entre razão social e nome fantasia se dá apenas pela sua funcionalidade: enquanto a razão social é pré-requisito para a abertura da empresa e é um dado essencial, o nome fantasia fica apenas a critério do empreendedor, refletindo identidade e pavimentando os passos a serem seguidos no marketing e na construção da marca para o público.
Mesmo devendo refletir o nicho do negócio e transmitindo a identidade da empresa, existem algumas pequenas dicas que ajudam na escolha do nome fantasia da empresa; sabemos que é um processo que pode demandar tempo e um bocado de criatividade.
Pensar sempre a longo prazo é essencial na escolha do nome fantasia – ou seja, evite segmentar o nome fantasia com relação à localidade, inserindo o nome do bairro ou cidade nesse registro. Se o seu negócio começar a expandir, um nome como “Dentista Sergipe”, por exemplo, acaba não fazendo mais tanto sentido.
Outra dica é evitar nomes que possam ter interpretações ambíguas ou negativas, buscando não associar o nome da empresa a conceitos que possam ser pejorativos, em qualquer sentido. Evite os falsos cognatos e tente transmitir os valores do seu negócio por meio do nome fantasia escolhido.
Evite também nomes muito pessoais, para não dificultar a possibilidade de sociedades futuras.
Em todo esse processo de escolha, ainda, talvez a dica mais importante seja a de optar por um nome que seja fácil de ser lembrado. Isso contribui para o marketing da empresa e deixa o seu negócio sempre entre as primeiras opções do seu público-alvo.
Ainda nessa etapa, verifique a disponibilidade do nome fantasia escolhido nos registros estaduais, para não ter o mesmo nome, ou nome parecido, que alguma empresa concorrente.
Sim, é possível alterar o nome fantasia da sua empresa, uma vez que é normal mudar de ideia conforme o negócio vai crescendo, adquirindo ou dispensando sociedades comerciais, ou ainda entendendo melhor o que o público espera do empreendimento.
Para alterar o nome fantasia da empresa, basta ir à junta comercial do seu município e solicitar a mudança. Depois disso, é necessário alterar o nome fantasia, também, nos documentos digitais, como os certificados.
Por fim, informe seu público por meio dos canais de mídia essa mudança: o nome reflete a identidade do seu negócio, e o seu público deve se direcionar a ele da forma como você imagina essa comunicação. Lembra de quando o Ponto Frio alterou o nome fantasia?
Duas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade não podem ter o mesmo nome, de acordo com o Estado.
Com base nesse critério, é essencial o registro do nome fantasia no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que registra e regulamenta marcas e patentes.
Assim, você garante a exclusividade do nome fantasia do seu negócio e evita que empresas do mesmo nicho tenham a mesma denominação que a sua marca. Além disso, com outras empresas também registradas ao INPI, fica mais fácil consultar quais nomes já estão sendo usados na sua localidade.
Nem precisamos dizer que, quanto mais original for o nome da empresa, mais destaque ela garante no seu nicho. Isso é essencial hoje em dia, considerando o quanto o mercado se tornou competitivo.
Além disso, o nome está diretamente relacionado à identidade dela. Um bom nome fantasia direciona o branding, o marketing e diversos outros passos a serem trilhados pelo seu negócio rumo ao sucesso.
O sistema Quero Faturar foi feito para empresas que não querem burocracias na emissão de notas fiscais, gerando mais independência para os processos e segurança para a área financeira do negócio.
Estamos há 10 anos levando praticidade para empresas em todo o Brasil, sem necessidade de cartão de crédito ou fidelização. Clique aqui para emissão de nota fiscal eletrônica sem burocracia!
Escolher o nome da sua empresa pode ser delicado e levar tempo, o que não significa que deva ser um problema nessa fase inicial de abertura do negócio.
Sabendo da importância do nome fantasia da empresa, pesquise referências que tenham a ver com a identidade da sua marca, além de buscar por opiniões de pessoas que você confie; conte também com a ajuda de um profissional especialista na área.
Gostou dessa leitura? Leia também: Gestão Contábil: o que é e qual a importância para a sua empresa?
Deixe um comentário